DELEGACIA LITÚRGICA DE RIBEIRÃO PRETO DO RITO ADONHIRAMITA
AS DELEGACIAS LITÚRGICAS
As Delegacias Litúrgicas são órgãos do Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil que zelam pela correta aplicação dos rituais e suas liturgias. Supervisionar a liturgia dos corpos filosóficos, orientando e instruindo seus presidentes e demais oficiais na correta execução dos rituais. Quando necessário, investigar e punir irregularidades litúrgicas de suas Lojas.
A estrutura da Delegacia Litúrgica é composta por um Delegado Litúrgico, Delegado Liturgico Adjunto e um Secretario, e também, um Conselho Litúrgico. Esse Conselho é composto por maçons experientes em liturgia e ritualística.
As Delegacias Litúrgicas desempenham um papel fundamental na preservação da identidade e dos valores do Rito Adonhiramita.
Ao supervisionar os rituais e liturgias, as Delegacias garantem que as corpos filosóficos estejam cumprindo as normas do Rito, proporcionando aos seus membros uma experiência maçônica autêntica e significativa.
As Delegacias Litúrgicas são órgãos essenciais para o bom funcionamento do Rito Adonhiramita. Ao zelar pela correta aplicação dos rituais e liturgias, as Delegacias contribuem para a preservação da identidade e dos valores do Rito e para a aprimoramento da experiência maçônica de todos os seus membros.
DELEGACIA LITÚRGICA DE RIBEIRÃO PRETO
A Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto foi instalado e consagrado precisamente em 30 de agosto de 2019, ao Vale de Ribeirão Preto, Grande Vale de São Paulo, a princípio, subordinada ao Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita - ECMA. A Delegacia tinha como finalidade administrar e difundir o Rito Adonhiramita nas regiões da alta mogiana, alta paulista e o sul de Minas, sendo nomeado como Delegado Litúrgico, o Patriarca Inspetor Geral, Grau 33, Amado Irmão José Mendes, que já vinha atuando informalmente desde 01 de novembro de 2014.
Diante das irregularidades apontadas na administração do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita e seus lideres junto ao Grande Oriente do Brasil, a Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto e todos seus corpos filósoficos se deligaram e se filiram ao Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil - SCAB, sendo regularizados em 26 de setembro de 2023. A partir deste momento, os graus filosóficos de Ribeirão Preto e região voltaram a regularidade maçônica.
O SUPREMO CONSELHO ADONHIRAMITA DO BRASIL
O Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil - SCAB foi instalado em solo brasileiro como uma corporação essencialmente filosófica, filantrópica, evolucionista e progressista, que, através de seus rituais, materializa e restaura no homem a verdadeira essência do espírito humano, guiando-o a liberdade de pensar, expressar e desenvolver-se em sociedade.
O SCAB foi instalado em solo brasileiro como uma corporação essencialmente filosófica, filantrópica, evolucionista e progressista, que, através de seus rituais, materializa e restaura no homem a verdadeira essência do espírito humano, guiando-o a liberdade de pensar, expressar e desenvolver-se em sociedade.
O SCAB, qualificável como de interesse público, é uma pessoa jurídica de direito privado, potência maçônica filosófica, autônoma, soberana e independente, regular, legal, legítima, teísta, iniciátiva, progressista e evolucionista, com seus atos constitutivos registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Pessoa Jurídica. É a Oficina Chefe, reguladora e orientadora dos altos corpos filosóficos da liturgia do Rito Adonhiramita, com ascendência administrativa e disciplinar sob os órgãos que lhe são subordinados.
É o poder maçônico regular e soberano, guardião da observância e pureza da liturgia da Maçonaria Adonhiramita, tendo plena soberania e autoridade para governar, administrar, garantir, salvaguardar e preservar, em tudo o que concerne a sua liturgia e a filosofia.
Tem como objetivo estabelecer o progresso e o desenvolvimento da Maçonaria Adonhiramita em território nacional e internacional, preservando seus valores e princípios.
Para finalizar, o SCAB reconhece em seus graus e qualidades, independentemente de rito, todos os maçons das potências regulares por equivalências de graus.
A Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto e seu Conselho Patriarcal, subordinados ao Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil estão de portas abertas para receber e reconhecer todos Amados Irmãos membros da maçonaria regular brasileira de Ribeirão Preto e adjacências.