top of page

CAVALEIRO KADOSH

 

 

Os Cavaleiros Kadosh são maçons que receberam o 30º Grau do Rito Adonhiramita. Esse grau é considerado um dos mais importantes da Maçonaria Adonhiramita, pois ele marca a conclusão da jornada filosófica da Ordem. O grau explora temas como a religião, a filosofia e a história. Ele também enfatiza a importância da Justiça, da Liberdade e da Igualdade.

Os Cavaleiros Kadosh são geralmente considerados os guardiões da tradição maçônica. Eles são responsáveis por preservar os ensinamentos e os símbolos da Maçonaria e por transmiti-los às gerações futuras.

O Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosh

O Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosh tem por finalidade ensinar ao inicio de uma série de lições de moral pelo uso de alegorias e simbolismo. ​O Cavaleiro Kadosch deve conhecer a humildade, no sentido original da palavra latina humilhe, de húmus (terra) recordem a primeira parte da iniciação, ser a base, servir de alicerce onde se constroem edifícios de alto valor moral. Passar pelo Kadosch, receber os graus, participar dos trabalhos ou até mesmo colaborar na administração é compreender a máxima dos Cavaleiros Templários: "Non Nobis Domine. Non Nobis, sed Nomini Tuo da Gloriam".  O Grau de Cavaleiro Kadosch tenta ensinar o inicio de uma série de lições de moral pelo uso de alegorias e simbolismo. 

O Conselho Filosófico fundamenta seus estudos em dois flancos notáveis: o primeiro concerne aos cobiçosos e traiçoeiros atos arquitetados entre clero e a monarquia, os quais motivavam a decisão que levou o Rei Felipe, o Belo, e o Papa Clemente V a assassinarem os Templários e destruírem a Ordem do Templo; o segundo focaliza, en passant, as enigmáticas Ordens de Cavaleiros Kadosch, o que tem como objeto, entre outros, despertar o interesse de seus adeptos ao estudo e a plenitude maçônica. Este Grau harmoniza os ensinamentos precedentes mostram o caminho da realização do Homem em consonância com o Universo.

A Estrutura do Conselho de Cavaleiro Kadosh

A estrutura do Conselho de Cavaleiro Kadosch do Rito Adonhiramita foi organizada em nove graus extraídos da genuína maçonaria especulativa, tendo como base, o Rito de Heredom ou Perfeição.

A Fundação do Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosh  Amor e Caridade

Em 12 de dezembro de 1874, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amor e Caridade nº 313, filiada ao Grande Oriente do Brasil do Vale dos Beneditinos, que já funcionava desde sua fundação, ou seja, 01 de novembro de 1872, aderiu ao Grande Oriente Unido do Brasil e seu Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, recebendo sua Carta Constitutiva de Loja Capitular, passando trabalhar do Grau 04 - Mestre Secreto ao Grau 18 - Cavaleiro Rosa Cruz.

Existindo a necessidade de expandir a maçonaria regular brasileira na região da alta mogiana e da alta paulista no seio do Grande Oriente, na mesma data, Dr. Saldanha Marinho autorizou a instalar em Ribeirão Preto, o terceiro Conselho de Cavaleiro Kadosh da província de São Paulo, denominado Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosh Amor e Caridade, sendo nomeado como seu primeiro presidente, Dr. Carlo Henrique da Costa Marquez. O Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosh Ribeirão Preto passou a ser o nº 3 da província de São Paulo.

O Conselho de Cavaleiro Kadosch Amor e Caridade foi instalado em Ribeirão Preto, trabalhando do Grau 19 - Grande Pontífice ou Sublime Escocês ao Grau 30 - Cavaleiro Kadosch. 

A Instalação do Grande e Sublime Capítulo de Cavaleiro Noaquita Amor e Caridade

Em 2010, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amor e Caridade mudar-se ia de rito, passando a trabalhar no Rito Adonhiramita, expurgando da estrutura do Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadoch os graus 19 à 21. Estes graus passaram a compor a estrutura do Grande e Sublime Capítulo de Cavaleiro Noaquita Amor e Caridade que passou a administrar os seguintes graus:

Estrutura

Grau 19 - Grande Pontífice ou Sublime Escocês (Comunicação)

Grau 20 – Venerável Mestre das Lojas Regulares ou

Mestre Ad Vitam (Comunicação)

Grau 21 – Cavaleiro Noaquita ou Cavaleiro Prussiano (Iniciático) 

A nova estrutura do Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosh Amor e Caridade depois das modificações e adaptações no Rito Adonhiramita passou a ser a seguinte:

Estrutura

Grau 22 – Cavaleiro do Real Machado ou Príncipe do Líbano (Iniciático)

Grau 23 – Chefe do Tabernáculo (Comunicação)

Grau 24 – Príncipe do Tabernáculo (Comunicação)

Grau 25 – Cavaleiro da Serpente de Bronze (Comunicação)

Grau 26 – Príncipe da Mercê ou Escocês Trinitário (Comunicação)

Grau 27 – Grande Comendador do Templo (Comunicação)

Grau 28 – Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto (Comunicação)

Grau 29 – Cavaleiro de Santo André (Iniciático)

Grau 30 – Cavaleiro Kadosch (Iniciático)

Atualmente o Grande e Sublime Capítulo de Cavaleiro Noaquita Amor e Caridade e o Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosch Amor e Caridade estão filiados ao Supremo Conselho da Adonhiramita do Brasil - SCAB, Oficina Chefe do Rito Adonhiramita no Brasil. Tem sua sede instalada neste município, sito a Rua Caetano Spadaro Cropanese, 370, Recreio das Acácias.

Graus do Rito Adonhiramita
bottom of page