top of page

CONSELHO PATRIARCAL ADONHIRAMITA 

A Ordem Maçonica é uma associação de homens sábios e virtuosos, cujo objetivo é viver em perfeita igualdade, intimamente unidos pelos laços de estima e apreço, da confiança e da amizade, debaixo da denominação de Amados Irmãos e amigos,, estimulando reciprocamente um aos outros na prática das virtudes.

O Conselho Patriarcal Adonhiramita

O Conselho Patriarcal tem por finalidade administrar os últimos graus da hierarquia da Maçonaria Adonhiramita. Esses graus englobam os três domínios da consciência humana: cognitivo (poder do pensamento); afetivo (poder do sentimento); e motora (poder do comportamento). Em suma, envolve a um só tempo, o conhecimento (inteligência), amor (sabedoria) e ação (talento). Todos juntos e consistentes: CONCIENCIÊNCIA MAÇÔNICA, OU SEJA, CONSITÓRIO.

O Conselho Patriarcal também tem por finalidade zelar para que as Leis Maçônicas e seus ornamentos juridicos não sejam transgredidas.

A Estrutura do Conselho Patriarcal

A estrutura do Conselho Patriarcal foi organizada em três graus iniciáticos extraídos da genuína maçonaria especulativa, tendo como base, o Rito de Heredom ou Perfeição.

Estrutura

Grau 31 – Sublime Iniciado e Grande Preceptor (Iniciático)

Grau 32 – Prelado Corregedor e Ouvidor Geral (Iniciático)

Grau 33 – Patriarca Inspetor-Geral (Iniciático)

A Instalação dos Graus 31, 32 e 33 no Vale de Ribeirão Preto

Em 01 de novembro de 2016, foram instalados em solo ribeirão-pretano os graus 31 e 32 da hierarquia da Maçonaria Adonhiramita, ou seja, Insigne Sodalício dos Sublimes Iniciados e Grande Preceptores Amor e Caridade e o Ilustre e Insigne Prelazia e Ouvidoria Geral Amor e Caridade. Esses dois graus completaria uma serie de graus para a instalação do Conselho Patriarcal, órgão responsável pelo ultimo grau de nossa hierarquia, ou seja, o Grau 33 - Patriarca Inspetor Geral.

A Instalação do Conselho Patriarcal Adonhiramita

de Ribeirão Preto

O Conselho Patriarcal Ribeirão Preto foi instalado e consagrado em 30 de agosto de 2019. Na mesma data foi instalada a Delegacia Litúrgica para Ribeirão Preto e Adjacências, sendo nomeado como Delegado Litúrgico, o Patriarca Inspetor Geral, Grau 33, Amado Irmão José Mendes. Uma nova Delegacia subordinada ao Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil foi instalada em 26 de setembro de 2023, sendo extinta a antiga  delegacia subordinada ao Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita.

Atualmente o Conselho Patriarcal Ribeirão Preto está  subordinado ao Supremo Conselho da Adonhiramita do Brasil - SCAB, Oficina Chefe do Rito Adonhiramita no Brasil. Tem sua sede instalada neste municipio, sito a Rua Caetano Spadaro Cropanese, 370, Recreio das Acácias.

Graus do Rito Adonhiramita
bottom of page