top of page
Graus do Rito Adonhiramita

LOJA SIMBÓLICA OU DE SÃO JOÃO

Uma Loja Simbólica, também conhecida como Loja de São João, é uma organização maçônica que trabalha nos graus 1º ao 3º do Rito Adonhiramita. Esses graus são considerados os graus básicos da maçonaria especulativa, pois eles exploram os princípios e as práticas fundamentais da Ordem.

As Lojas Simbólicas são organizações maçônicas que enfatizam a importância da educação e do desenvolvimento pessoal do maçom. Os graus das Lojas Simbólicas são projetados para ajudar os maçons a aprender mais sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor. Elas também enfatizam a importância da Fraternidade. Os maçons em Lojas Simbólicas são encorajados a trabalhar juntos para promover a paz, a justiça e a igualdade.

Os Graus Simbólicos do Rito Adonhiramita 


Os Graus Maçônicos podem ser separados em duas categorias: simbólicos e filosóficos. Os Graus Simbólicos, que também podem ser chamados de Graus Universais, pois são comuns a todos os ritos, adotam a maçonaria de origem operativa que se refere aos três primeiros degraus na jornada de um maçom: Aprendiz, Companheiro e Mestre. 

O Grau de Aprendiz Maçom simboliza o nascimento, pois nesta etapa o Irmão, recém-iniciado, tem o primeiro contato com o simbolismo maçônico, aqui ocorrem ensinamentos sobre as respectivas funções que devem ser exercidas no Templo pelos membros, de acordo com suas posições hierárquicas. O Aprendiz, como sugere o nome, deve estar sempre pronto para aprender, buscando desenvolver as virtudes esperadas de um Maçom livre e aceito, enquanto rejeita os vícios e paixões do mundo profano. 

O Grau de Companheiro Maçom significa a vida, a introdução do aprendiz a sua fase madura. Nesta fase o dever do Irmão é polir sua Pedra Bruta para transformá-la em Pedra Cúbica, utilizando novas ferramentas de trabalho (associadas a construção do templo da virtude), que irão ajudá-lo a desenvolver sua ciência maçônica, onde ele será capaz de dominar as sete artes e ciências liberais: Gramática, Retórica, Lógica, Aritmética, Geometria, Astronomia e Música.

Após desenvolver todas essas competências, o Obreiro chega, enfim, ao Grau de Mestre Maçom, que representa o fim de um ciclo, quando alcança a denominada “Plenitude Maçônica”, sendo este o grau mais elevado nas lojas simbólicas. O Mestre Maçom pode ocupar qualquer cargo dentro da instituição maçônica a qual pertence, tendo em vista que ele possui conhecimento superior acerca da história e dos objetivos da Ordem.

Os Graus dos Ritos Adonhiramita são caminhos pelos quais um maçom precisa percorrer, para atingir a perfeição em seus conhecimentos sobre a Ordem, a fim de poder dedicar suas vidas para a propagação da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Estrutura

Grau 1 – Aprediz Maçom 

Grau 2 – Companheiro Maçom

Grau 3 – Mestre Maçom

A Augusta e Respeitável Loja Simlica Amor e Caridade nº 313

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amor e Caridade nº 0313 foi fundada na cidade de Ribeirão Preto pelo Professor Bernardino de Almeida Gouvêa Prata, em 01 de novembro de 1872, e reinstalada no Grande Oriente Unido do Brasil (atual GOB), em 12 de dezembro de 1874, é uma centenária instituição civil, progressista e filantrópica, formada pela associação de Homens honestos, livres e independentes, unidos pelos vínculos da estreita fraternidade e regidos pelos princípios e doutrinas da verdadeira maçonaria universal. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da Espécie Humana, o exercício pleno da Beneficência e a prática de todas as Virtudes Sociais. Adota como principio fundamental: “A LIBERDADE ABSOLUTA DA CONSCIÊNCIA E DA SOLIDARIEDADE HUMANA”. A Loja Maçônica Amor e Caridade nº 313 é a Célula Mater da Maçonaria Ribeirão-Pretana, uma escola de perfeição, um magistério de sabedoria para os Sábios e Filósofos, tendo como máxima: “AMOUR ET CHARITÉ ”.

Atualmente a Loja Maçônica Amor e Caridade nº 313, Rito Adonhiramita, fundada na cidade de Ribeirão Preto em 01 de novembro de 1872,  instalada no Grande Oriente Unido do Brasil em 12 de dezembro de 1874, está filiada ao Grande Oriente de Brasil - São Paulo e federada ao Grande Oriente do Brasil. Tem sua sede instalada neste município, a Rua Caetano Spadaro Cropanese, 370, Recreio das Acácia .

bottom of page