top of page

CAVALEIRO ROSA CRUZ

Os Cavaleiros Rosa-Cruzes se reúnem em um Alto Corpo que trabalha nos graus 15 a 18 do Rito Adonhiramita. Esses graus são considerados os mais importantes da Maçonaria Adonhiramita, pois eles marcam a conclusão de uma jornada maçônica, explorando os ensinamentos filosóficos, com ênfase na espiritualidade.   

Os Cavaleiros Rosacruzianos exploram temas como a religião, filosofia e a história, também enfatiza a importância da justiça, da liberdade e da igualdade. São geralmente considerados os guardiões das tradições maçônicas. 

O Capítulo de Cavaleiro Rosa Cruz

O Sublime Capítulo de Cavaleiro Rosa Cruz tem por finalidade exaltar a elevação e o aperfeiçoamento do espirito de solidariedade que deve reinar no coração de um verdadeiro Maçom.  Dedica-se ao desenvolvimento das faculdades e potencialidades psíquicas do Homem. Trabalha pela união constante dos povos; seus membros armados de espadas estão preparados para combater a maledicência, a calúnia, a vaidade, a inveja e a tirania. É responsável por formar homens caritativos de eterno devotamento pela Pátria e pela Ordem. Cabe ao Capítulo manter a união, promovendo a alegria, a  satisfação e o contentamento de seus obreiros.

Relata a historia que os Cavaleiros Rosa-Cruzes se dizem herdeiros de tradições antigas que remontam a alquimia medieval, ao gnosticismo, ao ocultismo, ao hermetismo do antigo Egito, à cabala e ao neoplatonismo.

O Capítulo Rosa Cruz tem como objetivo expandir a fraternidade de forma que atinja o ápice para seus iniciados. Este grau conduz o Maçom ao conhecimento cósmico, à identificação com o universo através da Solidariedade e do Amor Fraternal.

A Estrutura do Capítulo Rosa Cruz

A estrutura do Capítulo Rosa Cruz do Rito Adonhiramita foi organizada em quatro graus extraídos da genuína maçonaria especulativa, tendo como base, o Rito de Heredom ou Perfeição .

Com a separação dos graus simbólicos dos graus filosóficos no seio do Grande Oriente do Brasil, O Sublime Capítulo passou a administrar do Grau 15 - Cavaleiro do Oriente, da Espada ou da Águia ao Grau 18 - Cavaleiro Rosa Cruz.

Estrutura do Capítulo

Grau 15 – Cavaleiro do Oriente, da Espada ou da Águia (Iniciático)

Grau 16 – Príncipe de Jerusalém (Comunicação)

Grau 17 – Cavaleiro do Oriente e do Ocidente (Comunicação)

Grau 18 – Cavaleiro Rosa-Cruz (Iniciático)

O Sublime Capítulo de Cavaleiro Rosa Cruz  Amor e Caridade

Em 12 de dezembro de 1874, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amor e Caridade nº 313, que já funcionava desde sua fundação, ou seja, 01 de novembro de 1872, filiada ao Grande Oriente do vale dos Beneditinos, aderiu ao Grande Oriente Unido do Brasil e seu Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, e recebeu sua Carta Constitutiva de Loja Capitular, passando trabalhar do Grau 04 - Mestre Secreto ao Grau 18 - Cavaleiro Rosa Cruz.

Atualmente o Sublime Capítulo de Cavaleiro Rosa Cruz Amor e Caridade, instalado na cidade de Ribeirão Preto em 12 de dezembro de 1874, está  filiado no Supremo Conselho da Adonhiramita do Brasil - SCAB, Oficina Chefe do Rito Adonhiramita no Brasil. Tem sua sede instalada neste município,  sito a Rua Caetano Spadaro Cropanese, 370, Recreio das Acácias.

Graus do Rito Adonhiramita
bottom of page