top of page

LOJA DE PERFEIÇÃO OU INEFÁVEL

LOJA DE PERFEIÇÃO OU INEFÁVEL

As Lojas de Perfeição ou Inefáveis são organizações maçônicas que trabalham nos primeiros graus filosóficos do Rito Adonhiramita. Esses graus são geralmente considerados os mais importantes do Rito, pois exploram os ensinamentos filosóficos da Maçonaria. Essas Lojas são geralmente compostas por maçons que já alcançaram o grau de Mestre Maçom. Eles se reúnem regularmente para estudar os ensinamentos dos graus inefáveis e para participar de cerimônias maçônicas.

A Excelsa Loja de Perfeição ou Inefável

As Excelsas Lojas de Perfeição ou Inefáveis são as oficinas de recepção aos Altos Graus da Maçonaria e a continuação da evolução do Mestre Maçom. É nesta série que se adquire os conhecimentos necessários para desenvolver através dos estudos filosóficos. Caracteriza-se como a porta de entrada, ou se preferirmos, o degrau inicial do filosofismo.

A denominação "Inefável" significa que não se pode nomear ou descrever em razão de sua natureza, força, beleza, não se pode exprimir por palavras, e este conceito está intimamente ligado aos Graus estudados nesta Série de conhecimento.

O objetivo da Loja de Perfeição é a recepção dos Mestres Maçons nos Altos Graus da Maçonaria Adonhiramita com a finalidade de guiá-los para atingir a plenitude maçônica. É nesta série que se adquire conhecimento suficiente para que o Mestre evolua através dos estudos filosóficos nos mistérios da Arte Real. É na Loja de Perfeição que incentiva a busca da integridade moral.

A Estrutura da Loja de Perfeição

A estrutura da Loja de Perfeição no Rito Adonhiramita foi organizada em onze graus extraídos da genuína maçonaria especulativa, tendo como base, o Rito de Heredom ou Perfeição.

Com a separação dos graus simbólicos dos graus filosóficos no seio do Grande Oriente do Brasil, a Grande Augusta Loja de Perfeição passou a administrar do Grau 4 - Mestre Secreto ao Grau 14 - Grande Eleito ou Perfeito e Sublime Maçom.

​​

Estrutura

Grau 4 – Mestre Secreto (Iniciático)

Grau 5 – Mestre Perfeito (Comunicação)

Grau 6 – Preboste e Juiz (Comunicação)

Grau 7 – Primeiro Eleito ou Eleito dos Nove (Iniciático)

Grau 8 – Segundo Eleito ou Eleito Perignan (Comunicação)

Grau 9 – Terceiro Eleito ou Eleito dos Quinze (Comunicação)

Grau 10 – Aprendiz Escocês ou pequeno Arquiteto (Comunicação)

Grau 11 – Companheiro Escocês ou Grão Mestre Arquiteto (Comunicação)

Grau 12 – Mestre Escocês ou Grão-Mestre Arquiteto (Iniciático)

 Grau 13 – Cavaleiro do Real Arco (Comunicação)

Grau 14 – Grande Eleito ou Perfeito e Sublime Maçom (Iniciático)

 

A Fundação da Grande e Augusta Loja de Perfeição Amor e Caridade

 

Em 12 de dezembro de 1874, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amor e Caridade nº 313, que já funcionava desde sua fundação, ou seja, 01 de novembro de 1872, filiada ao Grande Oriente do Brasil do Vale dos Beneditinos, aderiu ao Grande Oriente Unido do Brasil e seu Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito (atual GOB), recebendo sua Carta Constitutiva de Loja Capitular, passando trabalhar do Grau 04 - Mestre Secreto ao Grau 18 - Cavaleiro Rosa Cruz.

 

Atualmente a Grande e Augusta Loja de Perfeição Amor e Caridade, instalada em Ribeirão Preto em 12 de dezembro de 1874, está filiada no Supremo Conselho da Adonhiramita do Brasil - SCAB, Oficina Chefe do Rito Adonhiramita no Brasil. Tem sua sede instalada neste município, a Rua Caetano Spadaro Cropanese, 370, Recreio das Acácias.



Graus Filosóficos
LOJA DE PERFEIÇÃO OU INEFÁVEL

Comments


bottom of page