top of page
Graus do Rito Adonhiramita

​

​

LOJA SIMBÓLICA OU DE SÃO JOÃO

​

Uma Loja Simbólica, também conhecida como Loja de São João, é uma organização maçônica que trabalha nos graus 1º ao 3º do Rito Adonhiramita. Esses graus são considerados os graus básicos da maçonaria especulativa, pois eles exploram os princípios e as práticas fundamentais da Ordem.

​

As Lojas Simbólicas são organizações maçônicas que enfatizam a importância da educação e do desenvolvimento pessoal do maçom. Os graus das Lojas Simbólicas são projetados para ajudar os maçons a aprender mais sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor. Elas também enfatizam a importância da Fraternidade. Os maçons em Lojas Simbólicas são encorajados a trabalhar juntos para promover a paz, a justiça e a igualdade.

​

Os Graus Simbólicos do Rito Adonhiramita 


Os Graus Maçônicos podem ser separados em duas categorias: simbólicos e filosóficos. Os Graus Simbólicos, que também podem ser chamados de Graus Universais, pois são comuns a todos os ritos, adotam a maçonaria de origem operativa que se refere aos três primeiros degraus na jornada de um maçom: Aprendiz, Companheiro e Mestre. 

​

O Grau de Aprendiz Maçom simboliza o nascimento, pois nesta etapa o Irmão, recém-iniciado, tem o primeiro contato com o simbolismo maçônico, aqui ocorrem ensinamentos sobre as respectivas funções que devem ser exercidas no Templo pelos membros, de acordo com suas posições hierárquicas. O Aprendiz, como sugere o nome, deve estar sempre pronto para aprender, buscando desenvolver as virtudes esperadas de um Maçom livre e aceito, enquanto rejeita os vícios e paixões do mundo profano. 

​

O Grau de Companheiro Maçom significa a vida, a introdução do aprendiz a sua fase madura. Nesta fase o dever do Irmão é polir sua Pedra Bruta para transformá-la em Pedra Cúbica, utilizando novas ferramentas de trabalho (associadas a construção do templo da virtude), que irão ajudá-lo a desenvolver sua ciência maçônica, onde ele será capaz de dominar as sete artes e ciências liberais: Gramática, Retórica, Lógica, Aritmética, Geometria, Astronomia e Música.

​

Após desenvolver todas essas competências, o Obreiro chega, enfim, ao Grau de Mestre Maçom, que representa o fim de um ciclo, quando alcança a denominada “Plenitude Maçônica”, sendo este o grau mais elevado nas lojas simbólicas. O Mestre Maçom pode ocupar qualquer cargo dentro da instituição maçônica a qual pertence, tendo em vista que ele possui conhecimento superior acerca da história e dos objetivos da Ordem.

​

Os Graus dos Ritos Adonhiramita são caminhos pelos quais um maçom precisa percorrer, para atingir a perfeição em seus conhecimentos sobre a Ordem, a fim de poder dedicar suas vidas para a propagação da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

​

Estrutura dos Graus Simbólicos

​

Grau 1 – Aprediz Maçom 

Grau 2 – Companheiro Maçom

Grau 3 – Mestre Maçom

​

​

A Augusta e Respeitável Loja Simlica Amor e Caridade nº 313

​

​

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amor e Caridade nº 0313 foi fundada na cidade de Ribeirão Preto pelo Professor Bernardino de Almeida Gouvêa Prata, em 01 de novembro de 1872, e reinstalada no Grande Oriente Unido do Brasil (atual GOB), em 12 de dezembro de 1874, é uma centenária instituição civil, progressista e filantrópica, formada pela associação de Homens honestos, livres e independentes, unidos pelos vínculos da estreita fraternidade e regidos pelos princípios e doutrinas da verdadeira maçonaria universal. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da Espécie Humana, o exercício pleno da Beneficência e a prática de todas as Virtudes Sociais. Adota como principio fundamental: “A LIBERDADE ABSOLUTA DA CONSCIÊNCIA E DA SOLIDARIEDADE HUMANA”. A Loja Maçônica Amor e Caridade nº 313 é a Célula Mater da Maçonaria Ribeirão-Pretana, uma escola de perfeição, um magistério de sabedoria para os Sábios e Filósofos, tendo como máxima: “AMOUR ET CHARITÉ ”.

​

Atualmente a Loja Maçônica Amor e Caridade nº 313 está filiada ao Grande Oriente de Brasil - São Paulo e federada ao Grande Oriente do Brasil. Tem sua sede instalada neste município, a Rua Caetano Spadaro Cropanese, 370, Recreio das Acácia .

​

​

bottom of page