DELEGACIA LITÚRGICA DE RIBEIRÃO PRETO DO RITO ADONHIRAMITA
AS DELEGACIAS LITÚRGICAS
As Delegacias Litúrgicas são órgãos do Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil que zelam pela correta aplicação dos rituais e suas liturgias. Supervisionar a liturgia dos corpos filosóficos, orientando e instruindo seus presidentes e demais oficiais na correta execução dos rituais. Quando necessário, investigar e punir irregularidades litúrgicas de suas Lojas.
A estrutura da Delegacia Litúrgica é composta por um Delegado Litúrgico, Delegado Liturgico Adjunto e um Secretário, e também, um Conselho Litúrgico. Esse Conselho é composto por maçons experientes em liturgia e ritualística. Elas desempenham um papel fundamental na preservação da identidade e dos valores do Rito Adonhiramita.
Ao supervisionar os rituais e liturgias, as Delegacias garantem que as corpos filosóficos estejam cumprindo as normas do Rito, proporcionando aos seus membros uma experiência maçônica autêntica e significativa.
As Delegacias Litúrgicas são órgãos essenciais para o bom funcionamento do Rito Adonhiramita. Ao zelar pela correta aplicação dos rituais e liturgias, as Delegacias contribuem para a preservação da identidade e dos valores do Rito e para a aprimoramento da experiência maçônica de todos os seus membros.
DELEGACIA LITÚRGICA DE RIBEIRÃO PRETO
A Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto foi instalada e consagrada precisamente em 30 de agosto de 2019, ao Vale de Ribeirão Preto, Grande Vale de São Paulo, a princípio, subordinada ao Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita - ECMA. Sua principal finalidade era administrar e difundir o Rito Adonhiramita nas regiões da alta mogiana, alta paulista e o sul de Minas.
O Patriarca Inspetor Geral, Grau 33, Amado Irmão José Mendes, foi nomeado como Delegado Litúrgico. Ele já atuava na região desde 01 de novembro de 2014.
A Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto e seus corpos filosóficos se desvincularam do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita (ECMA) devido a irregularidades apontadas na administração e na liderança junto ao Grande Oriente do Brasil.
Posteriormente, a Delegacia e seus corpos filosóficos foram reinstalados em 26 de setembro de 2023, filiando-se ao Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil (SCAB). Esse movimento garantiu que os graus filosóficos em Ribeirão Preto e região retomassem a regularidade maçônica.
O SUPREMO CONSELHO ADONHIRAMITA
O Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil - SCAB foi instalado em solo brasileiro como uma corporação essencialmente filosófica, filantrópica, evolucionista e progressista, que, através de seus rituais, materializa e restaura no homem a verdadeira essência do espírito humano, guiando-o a liberdade de pensar, expressar e desenvolver-se em sociedade.
O SCAB foi instalado em solo brasileiro como uma corporação essencialmente filosófica, filantrópica, evolucionista e progressista, que, através de seus rituais, materializa e restaura no homem a verdadeira essência do espírito humano, guiando-o a liberdade de pensar, expressar e desenvolver-se em sociedade.
O SCAB, qualificável como de interesse público, é uma pessoa jurídica de direito privado, potência maçônica filosófica, autônoma, soberana e independente, regular, legal, legítima, teísta, iniciátiva, progressista e evolucionista, com seus atos constitutivos registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Pessoa Jurídica. É a Oficina Chefe, reguladora e orientadora dos altos corpos filosóficos da liturgia do Rito Adonhiramita, com ascendência administrativa e disciplinar sob os órgãos que lhe são subordinados.
É o poder maçônico regular e soberano, guardião da observância e pureza da liturgia da Maçonaria Adonhiramita, tendo plena soberania e autoridade para governar, administrar, garantir, salvaguardar e preservar, em tudo o que concerne a sua liturgia e a filosofia.
Tem como objetivo estabelecer o progresso e o desenvolvimento da Maçonaria Adonhiramita em território nacional e internacional, preservando seus valores e princípios.
Para finalizar, o SCAB reconhece em seus graus e qualidades, independentemente de rito, todos os maçons das potências regulares por equivalências de graus.
A Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto e seu Conselho Patriarcal, subordinados ao Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil estão de portas abertas para receber e reconhecer todos Amados Irmãos membros da maçonaria regular brasileira de Ribeirão Preto e adjacências.
